segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mais de 15 mil pessoas lotam Arraial de Belém



O primeiro dia do Concurso de Quadrilhas Juninas do Arraial de Belém 2011 foi aberto oficialmente, nesta sexta-feira (17), sem atrasos. Quatro quadrilhas mirins e seis adultas se apresentaram no Piano Palco de uma lotada Praça Waldemar Henrique, superando as expectativas da organização do evento. Mais de 15 mil pessoas compareceram ao Arraial de Belém. A quadra junina da Prefeitura Municipal de Belém vai até o dia 3 de julho.

A apresentação das quadrilhas juninas deu início à competição dos 145 grupos inscritos no certame, entre quadrilhas de Belém e do interior do Estado. Neste sábado (18), mais 16 grupos se apresentam no Piano Palco da praça, a partir das 18h.

A noite, sem chuva, atraiu milhares de pessoas que prestigiaram as várias programações, além do concurso. Na Concha Acústica, shows culturais colocaram o público para dançar em ritmo totalmente paraense. O Espaço Criança foi a grande novidade do arraial, que contou com a presença da personagem infantil Jabutigão, atraindo não só as crianças, mas muitos adultos.

A diretora da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, Marlene Trindade, comemorou. “Trazer o ônibus-bilblioteca para o contexto do evento junino foi um grande presente para as crianças, para os pais e para todos que estão trabalhando para fazer o melhor arraial que Belém já teve”, comentou Marlene. O Espaço Criança acontecerá nos períodos de 17 a 19 de junho, de 23 a 26 de junho, no dia 30 do mesmo mês, e nos dias 2 e 3 de julho, de 16h às 22h.

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), organizadora do evento, não registrou problemas durante a programação. Cinqüenta policiais da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Militar do Estado Pará trabalharam para garantir a segurança no local. Vários órgãos municipais estavam presentes como a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Economia (Secon), a Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e a Divisão Municipal de Ordem Pública.

Na área de alimentação da Waldemar Henrique, fiscais da Vigilância Sanitária orientavam os comerciantes quanto à manipulação e conservação de alimentos. Segundo a responsável pela ação, Terezinha Rossetti, nenhuma barraca de comida precisou ser autuada. “Nós fiscais estamos muitos contentes de ver que os vendedores estão seguindo as orientações da Vigilância Sanitária. Não tivemos nenhum problema”, avaliou a coordenadora.

Neste sábado, 18, o Arraial de Belém reabre sua programação a partir das 18h com o Concurso de Quadrilhas Juninas. A categoria mirim é a primeira a se apresentar, são elas: “Juventude Caipira”, do bairro da Sacramenta; “Os Caçulas da Cremação”, do bairro da Cremação; “Renovação Junina”, do distrito de Icoaraci; e “Explosão Junina”, da Pedreira.

Na categoria adulta, 12 competem pela fase eliminatória: “Fera Junina”, do Barreiro; “Ídolos da Sacramenta”, do bairro da Sacramenta; “Rosa Vermelha” e “Roceiro Arrastapé”, ambas de Icoaraci; “Charme da Ilha”, de Mosqueiro; “Roceira Estrela Junina”, também de Icoaraci; “Explosão Nativa”, de Outeiro; “Rosa de Ouro”, do Barreiro; “Fuxico na Roça”, do Curió; “Rosa Vermelha”, da Terra Firme; “Balão de Ouro”, do bairro do Mangueirão; e “Roceiro da Fuxico”, da Terra Firme.

Na Concha Acústica, as atrações são o Casamento na Roça “Tia Jojo quer casar”, boi-bumbá Atraidor; os grupos parafolclóricos Iaçá Lomas, Iaçá Luterana e Uirapuru; e os grupos de toada Xavante e Encanto do Sol. As apresentações começam a partir das 19h.

No Espaço Criança, a garotada irá se divertir com várias atividades entre elas o Baú do Livro, momento em que os arte-educadores do ônibus biblioteca Levi Hall de Moura irão apresentar o acervo de livros e gibis, especialmente selecionados para os pequeninos no Arraial de Belém, além das brincadeiras populares da quadra junina como corrida de saco, quebra-pote, pescaria e tantas outras.
 
Texto: Vanda Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário