A organização e a rapidez da apuração dos 110 grupos juninos que disputaram o concurso do Arraial de Belém este ano fizeram com que público e torcidas que compareceram à Praça Waldemar Henrique na noite dessa terça-feira (28), conhecessem as campeãs da categoria mirins ainda no começo da noite. Foram nove dias de apresentação, onde a garotada das 33 quadrilhas juninas mirins estavam sendo avaliadas pelos jurados nos quesitos: Conjunto, Coreografia Junina, Traje Junino, Marcação e Evolução.Também nessa terça-feira foram escolhidas as 30 finalistas da categoria adulto.
Nesta quarta-feira, 29, a Fundação Cultural do Município de Belém(Fumbel), irá se reunir com os representantes dos grupos que disputarão a fase final para dar orientações sobre a próxima etapa do concurso e sortear a ordem das apresentações. O encontro será às 10h, no miniauditório do Museu de Arte de Belém (Mabe).
As melhores pontuadas e aclamadas as “06 Melhores Quadrilhas Mirins de Belém” foram: “Expressão Junina”, do bairro do Bengui; “Raízes da Furacão”, do distrito de Outeiro; “Fruto dos Ídolos”, de Mosqueiro; “Crianças que Brilham”, da Terra Firme; “Flor Junina”, do Jurunas”; e “Os Cabanos Mirins”, da Cremação.
No concurso junino da categoria adulto, 30 quadrilhas disputarão a fase final nos próximos dias 1º e 2 de julho. São elas: “A Ciganinha da Ilha”, de Outeiro; “Alegria do Povo”, do bairro do Umarizal; “Alegria Junina”, de São Braz; “Arrastão Junino”, da Cidade Velha; “Balão de Ouro”, do Mangueirão; “Buscapé”, do Castanheira; “Charme da Ilha”, de Mosqueiro; “Encanto da Juventude”, do Guamá; “Explode Coração”, do Telégrafo; “Explosão Junina”, de Val-de-Cans; “Fera Junina”, do Barreiro; “Flor Cigana”, do Parque Verde; “Folclórico Paraíso Junino”, de Val-de-Cans; “Furacão Junino”, de Outeiro; “Fuzuê Junino”, da Pedreira; “Hiper na Roça”, do bairro do Marco; “Ídolos Mosqueirense”, de Mosqueiro; “Junina Brasileirinha”, de Icoaraci; “Mensageiros do Amor”, da Pedreira; “`Pai D’égua Nu Arraiá”, da Nova Marambaia; “Rainha da Juventude”, da Cremação; “Renovação de São João”, da Condor; “Revelação Mosqueirense”, de Mosqueiro; “Roceiros da Barão”, do Guamá; “Rosa de Ouro”, do Barreiro; “Rosa Vermelha”, da Terra Firme; “Santa Luzia” e “Sedução Ranchista”, ambas do Jurunas; “Sensação Caliente”, de Mosqueiro, e “Tradição Junina”, do Bengui.
Festival – Uma das novidades do Arraial de Belém 2011 é o Festival Outros Municípios, que surgiu com as mudanças no Concurso Oficial de Quadrilhas da Prefeitura Municipal de Belém, onde passaram a concorrer somente grupos da capital e de seus distritos. Com isso, a Fumbel organizou o festival para que as quadrilhas juninas do interior continuassem a competir em Belém, valorizando o município de origem.
O Festival Outros Municípios irá acontecer nesta quarta-feira, 29, e nesta quinta-feira, 30, a partir das 18h, no Piano Palco da W.H. Trinta e duas quadrilhas juninas, de 16 municípios do Pará, se inscreveram para as disputas, que escolherão os cinco melhores grupos do interior. A apuração acontece no dia 3 de julho, às 10h, também no Piano Palco, logo após a apuração do concurso de Belém.
Nesta quarta-feira, 29, se apresentam: “Simpatia Junina”, de Tracuateua; “Roceiros da Juventude”, de Marituba; “Explosão Jovem”, também de Tracuateua; “Revelação Barcarenense”, de Barcarena; “União Marajoara”, de Curralinho”; “Fusão Junina”, de Vigia; “Palmeira do Açaí”, de Ananindeua; “Explosão do Marajó” e “Feitiço Marajoara”, ambas de Curralinho; “Força Jovem”, de Cachoeira do Arari; “Balancê Junino”, de Santa Bárbara; “Revelação Junina”, de Soure; “Flor do Candorina”, de Curuçá; “Caipiras do Sal”, de Salinópolis; “Sedução Mojuense”, de Moju, e “Igara”, de Igarapé-Açu.
Na quinta-feira, 30, disputam: “Sangue Junino”, de Marapanim; “Cheiro do Pará”, de Barcarena; “Roceiros da Papa Mingau”, “Roceiros do Sal” e “Roceiros do Bisturi”, as três de Salinópolis; “Forró Sanfonado”, “Essência Tropical”, “Juventude Junina”, “Os Matutos” e “Explosão da Vila”, os cinco grupos vindos de Ananindeua; “Arrasta Pé”, de São Miguel do Guamá; “Revelação Junina”, de Igarapé-Miri; “Sensação Cabra da Peste” e “Balancê de São João”, ambas de Ananindeua; “Juventude na Roça” e “Sensação Junina”, as duas quadrilhas do município de Soure.
O Arraial de Belém 2011 – Folclore em toda parte, cultura pra toda gente, encerra no próximo domingo, dia 3 de julho, com a Festa das Campeãs, a partir das 19h, na Praça Waldemar Henrique.
Vanda Duarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário