quarta-feira, 29 de junho de 2011

Arraial de Belém anuncia as melhores mirins de 2011


A organização e a rapidez da apuração dos 110 grupos juninos que disputaram o concurso do Arraial de Belém este ano fizeram com que público e torcidas que compareceram à Praça Waldemar Henrique na noite dessa terça-feira (28), conhecessem as campeãs da categoria mirins ainda no começo da noite. Foram nove dias de apresentação, onde a garotada das 33 quadrilhas juninas mirins estavam sendo avaliadas pelos jurados nos quesitos: Conjunto, Coreografia Junina, Traje Junino, Marcação e Evolução.Também nessa terça-feira foram escolhidas as 30 finalistas da categoria adulto.

Nesta quarta-feira, 29, a Fundação Cultural do Município de Belém(Fumbel), irá se reunir com os representantes dos grupos que disputarão a fase final para dar orientações sobre a próxima etapa do concurso e sortear a ordem das apresentações. O encontro será às 10h, no miniauditório do Museu de Arte de Belém (Mabe).

As melhores pontuadas e aclamadas as “06 Melhores Quadrilhas Mirins de Belém” foram: “Expressão Junina”, do bairro do Bengui; “Raízes da Furacão”, do distrito de Outeiro; “Fruto dos Ídolos”, de Mosqueiro; “Crianças que Brilham”, da Terra Firme; “Flor Junina”, do Jurunas”; e “Os Cabanos Mirins”, da Cremação.

No concurso junino da categoria adulto, 30 quadrilhas disputarão a fase final nos próximos dias 1º e 2 de julho. São elas: “A Ciganinha da Ilha”, de Outeiro; “Alegria do Povo”, do bairro do Umarizal; “Alegria Junina”, de São Braz; “Arrastão Junino”, da Cidade Velha; “Balão de Ouro”, do Mangueirão; “Buscapé”, do Castanheira; “Charme da Ilha”, de Mosqueiro; “Encanto da Juventude”, do Guamá; “Explode Coração”, do Telégrafo; “Explosão Junina”, de Val-de-Cans; “Fera Junina”, do Barreiro; “Flor Cigana”, do Parque Verde; “Folclórico Paraíso Junino”, de Val-de-Cans; “Furacão Junino”, de Outeiro; “Fuzuê Junino”, da Pedreira; “Hiper na Roça”, do bairro do Marco; “Ídolos Mosqueirense”, de Mosqueiro; “Junina Brasileirinha”, de Icoaraci; “Mensageiros do Amor”, da Pedreira; “`Pai D’égua Nu Arraiá”, da Nova Marambaia; “Rainha da Juventude”, da Cremação; “Renovação de São João”, da Condor; “Revelação Mosqueirense”, de Mosqueiro; “Roceiros da Barão”, do Guamá; “Rosa de Ouro”, do Barreiro; “Rosa Vermelha”, da Terra Firme; “Santa Luzia” e “Sedução Ranchista”, ambas do Jurunas; “Sensação Caliente”, de Mosqueiro, e “Tradição Junina”, do Bengui.

Festival – Uma das novidades do Arraial de Belém 2011 é o Festival Outros Municípios, que surgiu com as mudanças no Concurso Oficial de Quadrilhas da Prefeitura Municipal de Belém, onde passaram a concorrer somente grupos da capital e de seus distritos. Com isso, a Fumbel organizou o festival para que as quadrilhas juninas do interior continuassem a competir em Belém, valorizando o município de origem.

O Festival Outros Municípios irá acontecer nesta quarta-feira, 29, e nesta quinta-feira, 30, a partir das 18h, no Piano Palco da W.H. Trinta e duas quadrilhas juninas, de 16 municípios do Pará, se inscreveram para as disputas, que escolherão os cinco melhores grupos do interior. A apuração acontece no dia 3 de julho, às 10h, também no Piano Palco, logo após a apuração do concurso de Belém.

Nesta quarta-feira, 29, se apresentam: “Simpatia Junina”, de Tracuateua; “Roceiros da Juventude”, de Marituba; “Explosão Jovem”, também de Tracuateua; “Revelação Barcarenense”, de Barcarena; “União Marajoara”, de Curralinho”; “Fusão Junina”, de Vigia; “Palmeira do Açaí”, de Ananindeua; “Explosão do Marajó” e “Feitiço Marajoara”, ambas de Curralinho; “Força Jovem”, de Cachoeira do Arari; “Balancê Junino”, de Santa Bárbara; “Revelação Junina”, de Soure; “Flor do Candorina”, de Curuçá; “Caipiras do Sal”, de Salinópolis; “Sedução Mojuense”, de Moju, e “Igara”, de Igarapé-Açu.
Na quinta-feira, 30, disputam: “Sangue Junino”, de Marapanim; “Cheiro do Pará”, de Barcarena; “Roceiros da Papa Mingau”, “Roceiros do Sal” e “Roceiros do Bisturi”, as três de Salinópolis; “Forró Sanfonado”, “Essência Tropical”, “Juventude Junina”, “Os Matutos” e “Explosão da Vila”, os cinco grupos vindos de Ananindeua; “Arrasta Pé”, de São Miguel do Guamá; “Revelação Junina”, de Igarapé-Miri; “Sensação Cabra da Peste” e “Balancê de São João”, ambas de Ananindeua; “Juventude na Roça” e “Sensação Junina”, as duas quadrilhas do município de Soure.

O Arraial de Belém 2011 – Folclore em toda parte, cultura pra toda gente, encerra no próximo domingo, dia 3 de julho, com a Festa das Campeãs, a partir das 19h, na Praça Waldemar Henrique.

Vanda Duarte


terça-feira, 28 de junho de 2011

Arraial de Belém já tem miss adulta e mirim eleitas



Aconteceu na noite desta segunda-feira (27) a apuração do concurso de miss caipira, miss morena cheirosa e miss simpatia, adulto e mirim. O desfile aconteceu durante o Arraial de Belém, no Piano Palco, na Praça Waldemar Henrique. Os quesitos avaliados foram conjunto, coreografia, traje e beleza estética. As vencedoras receberão uma faixa e um prêmio em dinheiro, durante o encerramento do Arraial de Belém, no próximo domingo (03).
 A diretora do Departamento de Ação Cultural (DEAC), Lídia Albuquerque, explica que o desempate da competição se deu por meio de sorteio, diante de tantos empates, onde as candidatas receberam nota máxima. “A apuração foi acompanhada por representantes das misses, que averiguavam a nota de todas as candidatas”, explica Lídia.
 Nem a chuva que caiu na cidade afastou as pessoas da Praça Waldemar Henrique, que aguardavam ansiosas pelo resultado. Os Integrantes da quadrilha Santa Luzia ficaram até o final da apuração e o anúncio das misses vencedoras do concurso da prefeitura de Belém, já por volta de meia noite.
A Miss Simpatia Lidyane Magno, da quadrilha Santa Luzia, tem 23 anos e desde criança, há 17 anos, dança nessa quadrilha, que é do pai dela. Ele deu a maior força para filha, junto com a família e os amigos - "Foi muito esforço, muita garra, por isso, agradeço ao meu pai, meu coreógrafo, a família toda e ao namorado, que sempre me incentivaram", disse.
 Nesta terça-feira (28) acontece a apuração do concurso de quadrilha mirim e adulta, onde das 77 concorrentes serão escolhidas as 30 melhores, que desfilarão novamente na próxima sexta-feira e sábado.
 A programação do Arraial de Belém termina no próximo domingo (03), então ainda dá tempo de assistir às quadrilhas de Belém e de outros municípios, que se apresentam nesta quarta e quinta-feira.
 - Conheça abaixo os nomes das vencedoras das misses categoria mirim:
 Miss Caipira

 1ª – Keize Adrielle Machado Barbosa – Quadrilha Expressão Junina de Icoaraci
2ª – Aline Vitória Santos Pereira – Quadrilha Crianças que Brilham da Terra Firme
3ª – Bianca Nazaré dos Santos da Costa – Quadrilha Chispita de Icoaraci

Miss Simpatia

 1ª – Paula Cristina Goveia de Lima – Quadrilha Raízes da Furacão de Outeiro
2ª – Brenda Carolina Souza do Amaral – Quadrilha Revolução Junina de Icoaraci
3ª – Viviam Caroline Pedrosa Gomes – Quadrilha Chispita de Icoaraci

Miss Morena Cheirosa

 1ª – Joice Raissa dos Santos Mourão – Quadrilha Raízes da Furacão de Outeiro
2ª – Hadila Cristina Gomes Soares – Quadrilha Explosão Junina da Timbó da Pedreira
3ª – Juliana Sales Ribeiro – Quadrilha Chispita de Icoaraci
 - Misses vencedoras da categoria adulto:
 Miss Caipira

 1ª - Gleise Cristina Batista da Silva - Quadrilha Rosa Vermelha de Icoaraci
2ª - Ana Claudia Brasil - Quadrilha Balão de Ouro
3ª - Rualiana de Nazaré Pontes da Trindade - Quadrilha Rainha da
Juventude da Cremação

Miss Simpatia

1ª - Lidyane Cristine Pacheco Magno - Quadrilha Santa Luzia do Jurunas
2ª - Jéssica Moura de Melo - Quadrilha Fusuê Junino da Pedreira
3ª - Raquel Ferreira - Quadrilha Mensageiros do amor da Pedreira
 Miss Mulata Cheirosa

 1ª - Mônica Heleno Quaresma - Quadrilha Santa Luzia do Jurunas
2ª - Natiê Barbosa - Quadrilha Fera Junina do Barreiro
3ª - Victória Brenda Barbosa da Cruz - Quadrilha Folguedos Anarriê da Pedreira


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Público prestigia o arraial de Belém 2011

O primeiro final de semana do Arraial de Belém levou à Praça Waldemar Henrique milhares de pessoas. A estimativa de público nos três primeiros dias da quadra junina é de 50 mil pessoas circulando pelas programações do local, que contam com uma estrutura organizada e segura para crianças e adultos. Nesta segunda-feira, 20, o Concurso Oficial de Quadrilhas Juninas continua com a apresentação de 11 grupos entre mirins e adultos. A competição começa a partir das 19h, no Piano Palco da Praça Waldemar Henrique.

Ainda não tinha anoitecido nesse domingo (19), quando a quadrilha junina “Revelação Mirim”, do bairro da Cremação entrou no palco da Praça Waldemar Henrique. Rapidamente público e torcidas organizadas dos grupos juninos se posicionaram para prestigiar a garotada, que mostrou pontualidade e desenvoltura nas coreografias apresentadas.

As quadrilhas adultas seguiram o exemplo dos pequenos e iniciaram suas apresentações sem atrasos. Mas com a forte chuva que caiu à noite e durou cerca de 1 hora, o concurso teve que ser paralisado para a segurança dos integrantes dos grupos. O público não arredou o pé e se protegeu nas barracas da praça de alimentação ou com sombrinhas.

A dona-de-casa Mariluce Silveira (47), estava prevenida e não se afastou do local que disse ter conseguido com esforço. “Não saio de casa sem minha sombrinha. Tempo muito quente é sinônimo de chuva e em Belém, tudo muda rapidamente”, disse.

Para a família de Klevertan Dias (33), a solução foi se abrigar nas barracas de comidas típicas. “Tudo bem, a chuva não estraga a diversão. Veio para refrescar. Vou aproveitar e comer com as crianças antes que as apresentações voltem”, declarou o auxiliar de escritório que estava com os filhos William,(8), e Wanessa, (6).

Ainda chuviscando, as quadrilhas adultas retornaram ao Piano Palco e seguiram com a competição. De 11 grupos programados para a noite deste domingo (19), somente a quadrilha “Mistura Brasileira”, da Cabanagem, não compareceu e está desclassificada.
Nesta segunda-feira (20), o concurso segue sua fase eliminatória com a apresentação de três quadrilhas mirins: “Expressão Junina”, do Bengui; “Rosa de Ouro”, do Barreiro, e “Crianças que Brilham”, do bairro da Terra Firme. E oito grupos na categoria adulta: “Sabor Tropical”, do Tapanã; “Moreninha da Campina”, do bairro da Campina; “Roceiro do Tico Mia”, também do Tapanã; “Explosão Diamantina”, de Mosqueiro; “Ciranda Cirandinha do Amor”, de Icoaraci; “Os Cabanos”, do Jurunas; “Pai D’égua no Arraiá”, da Marambaia, e encerrando a noite, “Revelação Mosqueirense”, do distrito de Mosqueiro.
As apresentações da fase eliminatória do Concurso de Quadrilhas Juninas da Prefeitura Municipal de Belém vão até o próximo sábado, 25. No dia 28 de junho, a partir das 17h, no Piano Palco da Waldemar Henrique, acontece a apuração desta fase. As 30 quadrilhas mais pontuadas pelos jurados irão para fase final do certame nos dias 01 e 02 de julho.
Veja os grupos juninos que irão dançar esta semana no Arraial de Belém 2011 – Folclore em toda parte, cultura pra toda gente:

DATA: 21/06/2011 - TERÇA

QUADRILHA MIRIM
1.    ROSA DOS VENTOS
JURUNA
2.   ROCEIROS DO TIO PEDRO
OUTEIRO
3.    RAÍZES DA FURACÃO
OUTEIRO

QUADRILHA ADULTA
1.    BALANCÊ JUNINO
JURUNAS
2.    REVOLUÇÃO JUNINA
BENGUI
3.    EXPLOSÃO JUNINA
ÁGUAS LINDAS
4.    ÍDOLOS DOS CAIPIRAS
FÁTIMA
5.    GERAÇÃO ESTRELA JUNINA
ÁGUAS LINDAS
6.    A CIGANINHA DA ILHA
OUTEIRO
7.    EXPRESSO JUNINO
ICOARACI


Mais de 15 mil pessoas lotam Arraial de Belém



O primeiro dia do Concurso de Quadrilhas Juninas do Arraial de Belém 2011 foi aberto oficialmente, nesta sexta-feira (17), sem atrasos. Quatro quadrilhas mirins e seis adultas se apresentaram no Piano Palco de uma lotada Praça Waldemar Henrique, superando as expectativas da organização do evento. Mais de 15 mil pessoas compareceram ao Arraial de Belém. A quadra junina da Prefeitura Municipal de Belém vai até o dia 3 de julho.

A apresentação das quadrilhas juninas deu início à competição dos 145 grupos inscritos no certame, entre quadrilhas de Belém e do interior do Estado. Neste sábado (18), mais 16 grupos se apresentam no Piano Palco da praça, a partir das 18h.

A noite, sem chuva, atraiu milhares de pessoas que prestigiaram as várias programações, além do concurso. Na Concha Acústica, shows culturais colocaram o público para dançar em ritmo totalmente paraense. O Espaço Criança foi a grande novidade do arraial, que contou com a presença da personagem infantil Jabutigão, atraindo não só as crianças, mas muitos adultos.

A diretora da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, Marlene Trindade, comemorou. “Trazer o ônibus-bilblioteca para o contexto do evento junino foi um grande presente para as crianças, para os pais e para todos que estão trabalhando para fazer o melhor arraial que Belém já teve”, comentou Marlene. O Espaço Criança acontecerá nos períodos de 17 a 19 de junho, de 23 a 26 de junho, no dia 30 do mesmo mês, e nos dias 2 e 3 de julho, de 16h às 22h.

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), organizadora do evento, não registrou problemas durante a programação. Cinqüenta policiais da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Militar do Estado Pará trabalharam para garantir a segurança no local. Vários órgãos municipais estavam presentes como a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Economia (Secon), a Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e a Divisão Municipal de Ordem Pública.

Na área de alimentação da Waldemar Henrique, fiscais da Vigilância Sanitária orientavam os comerciantes quanto à manipulação e conservação de alimentos. Segundo a responsável pela ação, Terezinha Rossetti, nenhuma barraca de comida precisou ser autuada. “Nós fiscais estamos muitos contentes de ver que os vendedores estão seguindo as orientações da Vigilância Sanitária. Não tivemos nenhum problema”, avaliou a coordenadora.

Neste sábado, 18, o Arraial de Belém reabre sua programação a partir das 18h com o Concurso de Quadrilhas Juninas. A categoria mirim é a primeira a se apresentar, são elas: “Juventude Caipira”, do bairro da Sacramenta; “Os Caçulas da Cremação”, do bairro da Cremação; “Renovação Junina”, do distrito de Icoaraci; e “Explosão Junina”, da Pedreira.

Na categoria adulta, 12 competem pela fase eliminatória: “Fera Junina”, do Barreiro; “Ídolos da Sacramenta”, do bairro da Sacramenta; “Rosa Vermelha” e “Roceiro Arrastapé”, ambas de Icoaraci; “Charme da Ilha”, de Mosqueiro; “Roceira Estrela Junina”, também de Icoaraci; “Explosão Nativa”, de Outeiro; “Rosa de Ouro”, do Barreiro; “Fuxico na Roça”, do Curió; “Rosa Vermelha”, da Terra Firme; “Balão de Ouro”, do bairro do Mangueirão; e “Roceiro da Fuxico”, da Terra Firme.

Na Concha Acústica, as atrações são o Casamento na Roça “Tia Jojo quer casar”, boi-bumbá Atraidor; os grupos parafolclóricos Iaçá Lomas, Iaçá Luterana e Uirapuru; e os grupos de toada Xavante e Encanto do Sol. As apresentações começam a partir das 19h.

No Espaço Criança, a garotada irá se divertir com várias atividades entre elas o Baú do Livro, momento em que os arte-educadores do ônibus biblioteca Levi Hall de Moura irão apresentar o acervo de livros e gibis, especialmente selecionados para os pequeninos no Arraial de Belém, além das brincadeiras populares da quadra junina como corrida de saco, quebra-pote, pescaria e tantas outras.
 
Texto: Vanda Duarte

terça-feira, 14 de junho de 2011

Fumbel realiza o Seminário de Jurados para o Arraial 2011


A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realiza nesta terça-feira, 14, o Seminário de Jurados para o Arraial de Belém 2011 – Folclore em toda parte, cultura para toda gente – e a abertura da Exposição “Movimentos Juninos”. O seminário acontece no miniauditório do Museu de Arte de Belém (Mabe) e a exposição na Sala Theodoro Braga, também no Mabe, ambos a partir das 19h.
Este ano, o Seminário de Jurados terá coomo perfil uma mesa-redonda entre os julgadores dos quesitos juninos e os técnicos da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que organizam o evento.
O Seminário será aberto pela diretora do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, Lídia Albuquerque, que falará sobre o projeto e a programação do Arraial de Belém, que começa nesta sexta-feira, 17, na Praça Waldemar Henrique.
O primeiro quesito a ser exposto será Marcação, com o arte-educador e ator Rui Martins, que atualmente desenvolve suas atividades como técnico da Fumbel elaborando projetos e pesquisas no âmbito da cultura popular. A segunda palestra será com a socióloga Laura de Góes, com experiência na elaboração e realização de projetos culturais, que irá falar sobre o quesito “Evolução”. No quesito “Coreografia”, o músico e coreógrafo, Allan Navegantes explana o assunto a partir da experiência que possui em trabalhos com bandas e grupos folclóricos paraenses na composição estética dos movimentos corporais. Os quesitos “Traje Junino” e “Beleza Plástica” serão abordados pela artesã e professora de artes, Alice Miranda. O Seminário para Jurados será encerrado por Ruth Botelho, coordenadora do Concurso de Quadrilhas da Prefeitura Municipal de Belém durante nove anos, que falará sobre “Conjunto”.
80 quadrilhas juninas adultas e 33 mirins estão inscritas no Concurso de Belém. Já para o festival são 31 grupos de 16 municípios do Estado. Os concursos irão acontecer de 17 de junho a 2 de julho, e o festival nos dias 29 e 30, ambos no Piano Palco da Praça Waldemar Henrique.
O certame da categoria adulta acontecerá em duas fases, eliminatória e final. A apuração da fase eliminatória acontece no dia 28 de junho, a partir das 17h, também na W.H. Serão classificados 30 grupos para a última fase, que irá acontecer nos dias 1 e 2 de julho. “As 10 Melhores Quadrilhas da Cidade de Belém” serão conhecidas no dia 3 de julho, com apuração marcada para as 10h. Na categoria mirim, o concurso será em fase única e a apuração também será no dia 28 de junho.
Nos concursos de Miss Caipira, Miss Simpatia e Miss Morena Cheirosa, categorias adultas e mirins, as candidatas irão se apresentar antes das quadrilhas juninas. Já os concursos de Miss Caipira da Melhor Idade e Miss Caipira Gay acontecerão no dia 26/06, a partir das 18h. As apurações dos certames das misses acontecem no dia 27/06, às 17h, no Piano Palco da W.H. 
Exposição - Em sua terceira edição, a Exposição “Movimento Junino” tem sua abertura hoje, 14, no Museu de Arte de Belém (Mabe), às 19h. Os visitantes irão conferir na Sala Theodoro Braga, os trajes das quadrilhas juninas e das misses Caipira, Simpatia e Morena Cheirosa, que participaram de antigos concursos da PMB. Na sexta-feira, 17, a exposição será aberta na Galeria Vicente Sales, no Memorial dos Povos, a partir das 9h. Lá o público irá conferir os trajes sobre o boi-bumbá e o cordão de pássaros. As exposições ficam abertas ao público até 3 de julho, de terça a domingo, de 9h às 17h.